CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Tem algum problema de pressão ou conhece alguém que precisa lidar com essa condição de saúde diariamente? A tecnologia está cada vez mais ao nosso favor e tem trazido novos métodos de monitoramento e controle de nossa condição física, sendo uma boa aposta inclusive nesse quesito, com a criação de aplicativos de pressão.

A hipertensão é uma doença silenciosa, que tem acometido cada vez mais pessoas em todo o Brasil. Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL e dados do Ministério da Saúde, a hipertensão mata aproximadamente 300 mil brasileiros a cada ano, ou seja, mais de 30 milhões de indivíduos sofrem com a doença e destes, apenas 50% sabem de sua condição ou fazem algum tipo de tratamento. 

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Aplicativo AMPA

O aplicativo Automedida da Pressão Arterial – AMPA, foi desenvolvido por um grupo de médicos cardiologistas do Brasil, de diversas regiões e com foco nas mais diferentes áreas. Ele é totalmente gratuito e pode ser usado para monitorar a pressão arterial de pacientes hipertensos.

Disponível para aparelhos Android e IOS, a ferramenta pode ser vista com bons olhos, tanto por pacientes quanto por outros médicos, que podem indicar seu uso e monitorar os dados de seus pacientes remotamente, permitindo ainda que uma comunicação entre eles seja estabelecida, para a troca de informações.

+ Baixar a versão para Android aqui

+ Baixar a versão para IOS aqui

Esse projeto, foi adotado para o desenvolvimento da empresa Beliva, uma grande referência no diagnóstico da hipertensão com o protocolo MRPA, que consiste nas medições feitas durante o dia, sendo 3 pela manhã e 3 a noite, por um período de sete dias. 

Dentro do aplicativo também é possível registrar as medicações utilizadas, o que após uma constância de dados fornecidos de maneira regular, parâmetros sobre a reação e eficácia de cada uma delas. Por esse motivo, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer pessoa, ou seja, mesmo que não tenha sido indicada por seu médico, as medições podem ser feitas e mostradas em sua próxima consulta, a um especialista de sua confiança.

De acordo com os idealizadores desse projeto, o objetivo desse sistema completo informações e controle, é o de melhorar cada vez mais a vida desses indivíduos, acometidos com a doença, através de produtos inovadores e que realmente funcionam no dia a dia. 

Como evitar a hipertensão?

Sempre que o assunto é colocado em pauta, há quase que uma unanimidade entre os médicos e especialistas em relação a hipertensão, que afirmam que a melhor forma para evitar a doença é através da adoção de hábitos mais saudáveis.  Para isso, existem algumas dicas como:

  • Parar de fumar
  • Praticar atividades físicas
  • Reduzir o sódio (sal) das refeições 
  • Reduzir o consumo de álcool
  • Consumir alimentos frescos e sem conservantes
  • Seguir as recomendações do médico, sem mudanças próprias de medicação. 

É preciso ter muito cuidado com a saúde, principalmente em casos que possa haver alguma irregularidade. A hipertensão significa pressão alta, por isso pode aumentar o risco de outras doenças, como as cerebrais, renais e obviamente, as cardíacas. 

Sua detecção pode ser feita através da aferição de pressão arterial, então se essa é uma condição genética ou seu corpo está apresentando alguns sinais, procure um médico para um diagnóstico preciso e caso necessário, inicie um tratamento adequado para a sua condição.