CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

O Governo Federal juntamente com o Ministério da Saúde, está oferecendo a possibilidade para todas as pessoas voltarem a sorrir, através de implantes dentários de forma completamente gratuita.

Com o programa Brasil Sorridente, de iniciativa do SUS, todas as pessoas terão acesso a implantes gratuito, as pessoas de baixa renda serão prioridades.

A saúde bucal acaba por compreender diversos fatores, falar, sorrir, saborear e ingestão dos alimentos, é por onde podemos transmitir emoções, podendo mudar por completo as expressões faciais, está diretamente influenciando na qualidade vida de cada pessoa. 

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Algumas pessoas não dão a devida importância para a saúde bucal, porém, cuidar da boca é de extrema importância e sendo fundamental para um bom processo de digestão e entre outros já mencionados acima, assunto de suma importância, o que estudos apontam, é que normalmente o que ocorre é negligência com a saúde da boca. 

Qual a importância da saúde bucal?

O que as pessoas normalmente pensam que para ter uma boca saudável é necessário só que se tenha uma boa aparência, sorriso alinhado e hálito fresco, o que não sabem é que na verdade, para que a saúde bucal esteja em ordem, é fundamental uma mastigação correta, pois o processo de digestão inicia com os dentes e que seja uma digestão eficiente, além do mais os dentes também são indispensáveis para a articular palavras, ou seja fundamental no processo da fala.

Saiba alguns sinais de que sua boca está com problemas: 

Alguns sinais são indicadores que a saúde bucal de certa forma pode estar comprometida, sendo que nesses casos é necessário procurar um odontologista, os principais problemas, são: 

  • Mau hálito;
  • Sentir o gosto ruim na boca constantemente;
  • Gengivas sangrando
  • Feridas na boca;
  • Gengiva com retração;
  • Dor de dente;
  • Sensibilidade;
  • Dores ao mastigar.

Como deve ser uma saúde bucal adequada? 

  • Uma boa escovação nos dentes após as refeições: os dentes devem ser escovados por pelo menos três vezes ao dia, logo após as principais refeições, impedindo assim a formação de placas bacterianas, que podem acarretar gengivite e cárie;
  • Fio dental deve ser usado todos os dias: ao usar o fio dental, você acaba por retirar toda a placa bacteriana que se alojam entre os dentes e bem próximos a gengiva, onde geralmente a escova não alcança;
  • Creme dental com flúor: ajuda a limpar os dentes e previne inúmeros problemas, como a cárie, tártaro, placa, mau hálito e gengivite, e também ajudam a deixar os dentes fortalecido;
  • Alimentação saudável: uma pessoa que tem uma alimentação sem equilíbrio, com alta ingestão de açúcar e amido, acaba por criar um ambiente perfeito para as bactérias se multiplicarem.
  • Fumar cigarros: além de serem prejudiciais a saúde, aumentando os riscos de câncer de pulmão, podendo causar também câncer de boca, infecção nas gengivas, mau hálito e manchar os dentes.

Devendo sempre um odontologista que é o profissional, que irá realizar análise de toda sua saúde bucal, e dará dicas importantes que devem ser seguidas a respeito da higiene bucal.

Tendo em vista que nem toda a população tem acesso a dentistas, o SUS que já oferecia assistência gratuita, implementou o programa Brasil Sorridente, em que tem a disposição da população tratamentos específicos e que se tivessem que ser pagos, talvez não fosse possível das pessoas pagarem, em especial as que estão em estado de vulnerabilidade, essas pessoas tem preferência na fila desses procedimento ofertado pelo SUS. 

O programa Brasil sorridente tem como sua principal atuação serviços prestados por meio das equipes das Unidades de saúde da família, uma equipe com diversos profissionais, que são dentistas, auxiliares, técnicos em saúde bucal, todos que prestam serviços, com ênfase nos locais de difícil acesso, como as comunidades rurais, nas populações ribeirinhas, pessoas em situação de rua.

Já onde existe a atenção especializada, onde são feitos os procedimentos mais específicos que são as cirurgias e próteses, é onde se destacam os centros de especialidades odontológicas (CEO), onde se tem a ampliação aos pontos de apoio e atendimento, através de laboratórios regionais de próteses dentárias, onde é viabilizado a recuperação e reabilitação da saúde bucal.

O ministério da Saúde investiu cerca de R$1,5 bilhão no programa para que os serviços fossem ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde Família (UFS), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. 

Como acessar esses serviços?

Aos que tem interesse devem procurar uma unidade básica de saúde que ofertem esse serviço de odontologia, podendo fazer a busca pelo aplicativo ConecteSus, sendo necessário realizar um cadastro, acessar com login e ir na opção rede de saúde, no menu, vai estar disponível todos os serviços que o SUS está oferecendo, incluindo então a saúde bucal, ao clicar todos as unidades básicas próximas a sua residência que prestam serviços para o programa Brasil Sorridente, podendo também solicitar informações diretamente na Secretaria da Saúde no município. 

O que são implantes dentários?

Sao cirurgias feitas onde o dentista coloca a reposição de dentes, iniciado com um cilindro de titânio (nome que se dá popularmente é parafuso), sendo então como um substituto da raiz do dente e em cima é colocado o novo dente.

Quem pode fazer implante dentário?

Indicado aos pacientes que perderam o dente, por alguma razão ou motivo, nos casos onde ainda exista dente, mas que precisa ser extraído.

Saiba mais agora mesmo, clicando aqui: