CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Programa social que existe desde 2011, sendo seu principal objetivo ajudar as pessoas de baixa renda a conquistarem sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sendo possível as pessoas mais carentes terem acesso a habilitação categoria B através de políticas públicas.

Para solicitar a CNH gratuita é necessário fazer inscrição e estar dentro dos pré requisitos para ter acesso ao desconto, ou a taxa isenta do valor, sendo disponibilizado somente em alguns estados brasileiros. 

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

A ideia da Carteira Nacional de Habilitação, se deu pelas companhias de Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Social do Transporte  (SEST), em 2011, e então o projeto foi apresentado ao Governo Federal e teve seu início dado pelo Detran de cada região. 

Como funciona a CNH social?

Da mesma forma que a CNH nos moldes tradicionais, devendo a pessoa que que pretende tirar a carteira através do programa, passar pelos mesmos procedimentos previstos no CTB (Código Brasileiro de Trânsito), devendo ficar atento, as seguintes etapas:

  • Exames necessários (médicos e psicotécnicos), cujo o objetivo é avaliar as condições físicas e mentais do futuro condutor;
  • Exames e aulas teóricas: o curso ofertado é de 45 horas/aulas, onde os temas abordados são: primeiros socorros, legislação de trânsito, direção defensiva e mecânica básica, sendo feita uma prova para que os conhecimentos fiquem comprovados;
  • Aulas e exames práticos: no total são 25 aulas, sendo que 5 obrigatoriamente precisam ser noturna, ficando o instrutor responsável por ensinar o futuro condutor a dirigir de forma segura. 

Quem tem direito à CNH social? 

Por ser de caráter gratuito, alguns requisitos são essenciais para ter acesso ao programa, algumas regras podem mudar de um estado para outro:

  • Possuir mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ser estudante da rede pública de ensino;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Ser ex-presidiário que receba até dois salários mínimos por mês;
  • Não ter registro na carteira.

Em algumas regiões do país, o órgão que está responsável por realizar o cadastro, pode pedir a confirmação do cadastro em outros programas sociais que é o bolsa família, CadÚnico e etc.

Para confirmar o processo funciona de maneira diferente para cada cidade. Clique no link abaixo e veja as informações para cada cidade.

Para realizar o seu cadastro no CNH social, umas das opções é pelo site do Detran, que te dará todo o suporte, basta acessar aqui: