Criado pelos governos estaduais a modo de controlar as cobranças que estavam sendo feitas dos impostos, como por exemplo os impostos sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), e evitar que ocorra a sonegação fiscal e ao mesmo tempo dificultando a circulação de notas fiscais falsas.
Como funciona o CPF na nota?
Se por uma eventualidade o cliente solicitar o CPF na nota, pode ser então que o lojista não faça emissão da nota, e então não irá pagar o imposto que é necessário daquela compra feita.
Vale lembrar que o programa é de inteira responsabilidade estadual por consequência não são todos que adotam essas medidas, vale sempre se informar na Secretaria da Fazenda do seu estado, para ver mais sobre, e as vezes surge o medo das pessoas de quererem vincular seu CPF, ou até mesmo fornecer ele para alguém desconhecido, mas o que não sabem é dos benefícios que isso irá lhe trazer.
Quais os benefícios do CPF na nota?
É possível fazer o resgate dos valores, alguns estados oferece programas especiais de pontos, e conforma a pessoa for movimentando as notas fiscais em seu CPF, a pessoa começa a acumular pontos que poderão ser resgatados a cada seis meses, que podem ser transformado em recargas de celular, ingressos para shows e até mesmo em dinheiro que podem ser resgato por meio de transferência bancária.
Receber descontos no IPTU e IPVA, o CPF na nota serve para isso também, em alguns estados o valor que está acumulado, pode ser revertido e utilizado para que seja descontado no IPVA, e em outros estados é abatido no IPTU.
Tem chances de participar de sorteios, o qual a premiação é paga em variáveis quantias em dinheiro, o prêmio varia entre R$10 a R$1 milhão de reais, e em alguns estados os prêmios são ingressos de shows e entrada para jogos de futebol.
Te possibilita fazer doações, ou seja pode ser feito o repasse do valor para instituições sociais e ONG’s, no site da Fazenda de qual estado, fornece mais detalhe caso haja essa possibilidade.
O seu score de crédito pode ser melhorado conforme sua pontuação, as instituições sempre avaliam o score antes de disponibilizar os créditos aos usuários, e quanto maior e melhor estiver, por consequência maiores as chances de conseguir um empréstimo, e colocando o CPF na nota, você deixa em evidência as movimentações que estão sendo feitas em dinheiro, o que pode acabar por influenciar em uma boa reputação a longo prazo.
Como cadastrar o CPF na nota?
O primeiro passo é se atentar se o seu estado está cadastrado no programa, caso ainda não saiba, veja abaixo a lista de todos os estados que aderiram:
- Alagoas
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Maranhão
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- São Paulo
- Sergipe
Se o seu estado estiver nessa lista, agora o próximo passo é acessar o site da Fazenda do seu estado e procurar pela página que corresponde ao programa, faça o cadastro preenchendo os seus dados, incluindo os bancários, agora é só começar a incluir seu CPF na nota.