Uma plataforma de dados, é a base de dados para os programas sociais do governo federal, é a ferramenta utilizado para identificar as famílias que se encontram em vulnerabilidade, as famílias que são consideradas baixa renda.
Sendo o cadastro único utilizado para averiguar em que situação e a realidade dessas famílias, colhendo todas as informações necessárias, podendo assim inclusive direcionar essas famílias para outros programa social que elas eventualmente se encaixarem, bem como os dados de cada membro da família.
O Cadastro Único é o instrumento às políticas sociais na tratativa as políticas públicas que promovem as melhorias necessárias para as famílias, no momento em que colhem os dados e com essas informações conseguem fornecer os outros dados não só ao ministério da cidadania que é um dos órgãos que faz o gerenciamento desse programa, como para os outros órgãos.
De coordenação nacional pelo ministério da cidadania, pela secretária de desenvolvimento, tornaram o cadastro único um quesito obrigatório para a seleção de outros programas, sendo o Auxílio Brasil, Tarifa social de energia elétrica, carteira do Idoso, isenção de taxas para concurso público e muito mais.
Mas vale lembrar que o cadastro não vai ser como uma inclusão de modo automático nos programas sociais, sendo os critérios já pré estabelecidos como a renda, o cadastro é apenas o ponta pé inicial.