O Nota Paraná é um programa de incentivo aos consumidores, para que exijam o documento fiscal no ato da compra, garantindo o direito de receber parte do Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) de volta. Além dessa vantagem, os usuários cadastrados ainda concorrem a diversos prêmios em dinheiro.
Criado em 2015 baseado na seguinte temática “CPF na nota é dinheiro de volta”, o Nota Paraná tem ajudado não só os consumidores, que conseguem ter um maior controle sobre seus gastos e ainda receber uma parte disso de volta, a também fiscalizar empresas, combatendo a sonegação fiscal.
Qualquer pessoa física que possua CPF podem participar do programa. Dessa forma, toda vez que uma compra é feita e o consumidor cadastrar seu CPF na nota fiscal, seus benefícios estarão garantidos!
Das 27 unidades federativas do Brasil, 15 são adeptas ao sistema de CPF na nota. O primeiro estado brasileiro a aderir essa inovação para o mercado foi o Rio Grande do Sul. Cada um dos programas tem seu próprio funcionamento, mas os benefícios são todos bem semelhantes.
Sendo assim, podemos citar seus benefícios mais comuns, que são:
- Descontos – em alguns estados, é possível conseguir descontos em pagamentos como IPTU e IPVA.
- Prêmios – em alguns estados, é possível concorrer até R$ 1 milhão em prêmios através dos sorteios realizados
- Resgates – o resgate é permitido sempre que os créditos se acumulam e cada estado possui seu próprio sistema para isso, mas a prática mais comum é de resgate em dinheiro na conta periodicamente.
Desconto em alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de faturas reduz em até 10% o IPVA do ano seguinte. Há descontos no IPTU do Rio de Janeiro, Manaus (AM) e El Salvador (BA).
Resgatar alguns programas permitem que o consumidor resgate os pontos acumulados semestralmente. A Nota Paraná permite a conversão de pontos em recargas de celular. O Sua Nota é um Espetáculo da Bahia oferece troca de ingressos de espetáculos.