Esse documento possui validação jurídica e serve para registrar tudo o que é feito dentro da empresa. Sua emissão é obrigatória e a partir dela, é possível que a Fisco recolha os devidos tributos sobre as operações, livrando sua empresa da penalidade de sonegação de impostos.
Seu sistema serve como base para relações comerciais de confiança afinal, ela ajuda o empreendedor, com o controle de entrada e saída de sua empresa e também auxilia o consumidor, que tem neste documento um comprovante de compra e garantia de troca ou devolução.
Tipos de Nota Fiscal
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Essa é a versão digital mais comum, utilizada por empresas do comércio, obrigatória em qualquer venda que necessite de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)
Esse modelo foi criado para substituir a Declaração de Serviço (nota de blocos), um documento exigido pelo município, relacionado ao ISS (Imposto Sobre Serviço).
Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
Criada para substituir os documentos fiscais exigidos em operações de transporte rodoviário de carga, esse modelo conta com a assinatura digital do vendedor e a permissão da Sefaz (Secretaria da Fazenda).
Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Este é o documento fiscal mais comum do mercado de varejo, com o registro de vendas diretas ao consumidor final.
Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)
O documento digital é emitido individualmente por empresas que não são obrigadas a emitirem a NF-e, sendo popularmente conhecida como “nota do MEI”.