CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Agora com a chegada de 2023, algumas dúvidas aparecem, por isso que é importante ficar atento ao calendário PIS 2023, um calendário que é o Governo Federal que propõe e também o Condefat (Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador), já pensou ficar sem seu pagamento pois não se atentou as datas? Fique por dentro de todas as atualizações e novidades, o detalhamento relativo aos saques, prazo limite que os trabalhadores tem para receber seus pagamentos.

Mas para que fique claro a origem desse pagamento, vamos aos detalhes:

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

PIS (Programa de Integração Social), é uma espécie de abono salarial cujo o propósito é fornecer um amparo aos trabalhadores, de acordo com o salário que estiver vigente na data do saque, criado em 1970, seu pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal, portanto as empresas de cunho privado fazem o depósito mensal, contribuição que é destinada ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), destinado ao servidor público, no qual Estados, Municípios e União, fornecem o fundo que é destinado aos trabalhadores do setor público, pagamento feito pelo Banco do Brasil. 

Quem recebe o PIS/PASEP?

Todos os trabalhadores que estão regidos pela CLT, e alguns critérios que viabilizam o pagamento; trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, ter trabalhado no mínimo 30 dias do ano base, ter carteira assinada pelo menos por cinco anos. 

O valor do PIS, sempre será levado em consideração ao salário que estiver vigente, ou seja, em vigor em 2023, R$1.320, sendo feito o pagamento proporcional aos meses trabalhados. 

Como ficou o calendário do PIS 2023?

O pagamento será de acordo com o ano base que é 2021, então se você durante todo o ano de 2021 trabalhou, o total a ser recebido vai ser de R$1.320, caso contrário será equivalente aos meses trabalhados. 

Fique por dentro de todas as datas clicando aqui: