CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

A seguir será apresentado qual foi a maior mudança do Auxílio Gás em 2023 e com isso quais pessoas podem fazer parte, visto que há alguns pré-requisitos estabelecidos anteriormente e que ainda seguem em vigor para o ano em questão. Dessa forma, também saberão como os pagamentos são realizados e qual a melhor maneira de ingressar no benefício.

O Auxílio Gás foi criado com o objetivo de todas as famílias brasileiras tenham acesso ao gás de cozinha e dessa forma promover a possibilidade de alimentação a todos os cidadãos. Atualmente, a estrutura do auxílio é usada para que o pagamento do valor respectivo do vale gás seja distribuído a todos os participantes do benefício.

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

O benefício é dado de forma monetária de dois em dos meses para que a compra do bujão de gás seja realizada, com o objetivo de promover o auxílio alimentar a todos. Sendo responsável por todos os pagamentos, o Banco da Caixa Econômica Federal, irá transferir os valores para os respectivos beneficiários que fazem parte do programa do Auxílio Gás.

Quem tem direito?

  • Famílias que estiverem inscritas no Castro Único e que possuam renda de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Participantes de outros auxílios do governo;
  • Famílias com menor renda e com maior quantidade de integrantes;
  • Beneficiário doa Auxílio Brasil.

Qual o valor do Auxílio Gás em 2023?

Como a pandemia modificou muito os benefícios, por todos os indivíduos precisarem de uma ajuda extra e não terem condições de trabalho, do início da pandemia até 2022 o valor do botijão de 13 kg era 100% pago pelo governo e agora com a virada do ano, 2023 passou a ser de apenas 50% do valor total, possuindo assim um valor de R$112,00.

Como é realizado o pagamento dos benefícios?

Os pagamentos seguem o calendário dos beneficiários do Auxílio Brasil e com isso são feitos os depósitos de maneira simultânea a cada dois meses, no caso do vale gás. Dessa forma, o valor pode ser depositado nas contas da poupança Caixa Fácil, Social Digital e Plataforma Social, sendo possível a retirada do dinheiro pelo cartão social.

Como saber se o valor já foi depositado?

Visto que a maioria dos benefícios do governo possuem convênio com o Banco da Caixa Econômica Federal, esse não seria diferente e dessa forma a consulta poderá ser realizada por meio do aplicativo ou salte da Caixa Tem, assim como seu número para que um responsável pelo setor possa te auxiliar. Também sendo possível verificar o salto a partir do aplicativo do Auxílio Brasil, o qual possui ligação direta com o Auxílio Gás.

É possível fazer alguma coisa para que sua família faça parte?

Deve ser feito um pré-cadastro pelo beneficio do Cadastro Único, uma vez que é necessário estar inscrito no mesmo para poder fazer parte. Dessa forma, se você e sua família atenderem os pré-requisitos estabelecidos pelos beneficiários, fazendo com que a inscrição passe a ser feita, também, por uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).