O Banco Central do Brasil – Bacen, é a instituição responsável pelo funcionamento de todo o mercado financeiro do país, fiscalizando suas regulamentações e criando regras a serem seguidas por outros bancos. Sua função vai desde controlar as tarifas bancárias vigentes, até controlar a quantidade de moeda que está em circulação.
Criado ainda durante o regime militar, em 1964, seu objetivo inicial era de unificar as atividades que eram divididas com a Sumoc (Superintendência da Moeda e do Crédito) e o Banco do Brasil. A partir do início de suas operações no ano seguinte, as funções que eram divididas foram unificadas, garantindo um sistema de controle mais eficiente.
Essa é uma autarquia federal autônoma, ou seja, ela está totalmente a frente de outros órgãos do poder público, livre de qualquer subordinação a outros setores, mas ainda assim, supervisionada pelo Governo Federal e faz parte do Ministério da Economia.
Sua responsabilidade está em garantir a estabilidade da moeda nacional, com o intuito de proteger seu poder de compra e regulamentar o mercado financeiro. Essa “proteção” é estendida para beneficiar também o consumidor final, já que as fiscalizações feitas pelo Bacen evitam que condições abusivas sejam tomadas por parte de outras instituições financeiras.
Dentre as principais funções do Bacen, podemos citar:
- Emissão da moeda nacional;
- Controle da inflação;
- Habilitação e fiscalização de instituições financeiras;
- Depósito de operações internacionais.
Acesse o link abaixo para orientações sobre o resgate: