CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Todos os anos o governo concede aos trabalhadores que possuem saldo no FGTS,  um valor atualizado, sendo assim em 2023 não vai ser diferente, saiba como; a caixa econômica federal é quem fica responsável por efetuar esses depósito de lucros, a maioria dos trabalhadores nem sabem desse saldo extra disponível. 

Quando o lucro do FGTS vai ser liberado?

  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  

Com o prazo já estabelecido, o governo federal tem até agosto deste ano para que os lucros sejam repassados, lucros esses que são originados pelos juros dos empréstimos que vão para o fundo do governo.

Isso se dá, por conta de que o FGTS, é destinado para recursos que financiaram os  projetos de infraestrutura e saneamento básico, o repasse será para os trabalhadores que tem saldos em suas contas até o dia 31 de dezembro de 2022.

Ficando assim o conselho curador responsável por fazer os cálculos a serem feitos e discernir qual o lucro obtido e de que forma isso será distribuído, segundo dados do conselho quanto maior o seu saldo, maior será o lucro disponível. 

Essa prática acontece desde 2017, são produtos de juros cobrados dos empréstimos em projetos de saneamento, crédito de casa própria e áreas de infraestrutura, devido a alta inflação, a divisão de lucros não vai ter a opção de repor o fundo de quem teve perdas, sendo a primeira vez que ocorre, desde que foi implantado. 

Em 2021, os rendimentos chegaram o total de 5,83% contra a inflação de 10,06%, segundo os dados levantados pela Caixa, cerca de 106,7 milhões de trabalhadores chegaram a receber alguma quantia da divisão dos lucros, vale a pena se atentar às regras do saque.

Para visualizar de forma clara, como seria essa divisão de lucros, em prática o trabalhador que tinha o montante de R$1.000 na poupança, recebeu um depósito de R$27,49 referente aos lucros. 

Veja aqui para quem foi liberado o saque de lucros 2023;