QUEM TEM DIREITO A RECEBER O ABONO SALARIAL?
Para receber o abono, é necessário estar inscrito no PIS OU PASEP, há pelo menos 5 anos. Precisa também ter as informações do empregador.
Pode receber o abono, aquele trabalhador que recebeu até dois salários mínimos por mês e deve estar com carteira assinada e também que tenha trabalhado pelo menos 30 dias referente no ano.
O valor é depositado de acordo com a data de nascimento, para os trabalhadores de empresas privadas. Já para os servidores públicos, leva em consideração o número da inscrição.
O PIS é pago através da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é feito pelo Banco do Brasil.
QUAL O VALOR DISPONIBILIZADO?
O valor pode chegar até um salário mínimo. É levado em consideração a quantidade de meses em que foi trabalhado no ano base. Sendo assim, só recebe o valor de um salário mínimo inteiro, se tiver trabalhado o ano inteiro.
Neste ano, os pagamentos foram a partir de fevereiro, sendo que os beneficiários podem sacar o valor até 29 de dezembro.
Lembrando que esses pagamentos realizados neste ano (2022) são referentes ao ano base 2020.
PARA SABER SE O SEU ABONO ESTÁ DISPONÍVEL, SEGUE ABAIXO OS CANAIS:
- Ligar para 158
- Acessar o APP da Carteira de Trabalho *disponível para Android e iOS
- Pelo APP você informa seu CPF e a senha, após entrar em sua conta clique em “BENEFÍCIOS” após “ABONO SALARIAL”. A partir daí, você já terá as informações do abono.
COMO SACAR O DINHEIRO?
Para os correntistas da CAIXA o valor fica disponível em sua conta automaticamente. Para os demais, o valor é disponibilizado na conta digital do CAIXA TEM.
Você pode baixar o APP CAIXA TEM gratuito para verificar.
E se não conseguir pelas formas acima, pode se dirigir até a agência, lotérica, munidos do documento pessoal e o cartão cidadão.
O abono do PASEP é feito pelo Banco do Brasil. Se não for cliente do banco, deve ir até agência, site ou autoatendimento.
Já são mais de 23 milhões de trabalhadores que recebem o abono atualmente.