O tributo mais conhecido do país, apesar disso ainda restam algumas dúvidas, para que serve exatamente e por que o governo necessita saber de detalhes da sua vida financeira.
O que é Imposto de Renda?
É um tributo federal aplicado anualmente sobre a renda, isto é sobre o ganho de cada contribuinte, por esse motivo acompanha a progressão das pessoas ano após ano. E para fazer rastreamento que é feito desde 1922, onde o governo solicita aos trabalhadores e empresas informem à Receita Federal todos os seus ganhos anuais, e então no ano seguinte é feito uma avaliação sobre o que foi cobrado e se era realmente necessário pagar conforme se deu seus rendimentos.
Para onde vai o Imposto de Renda que é cobrado?
O Imposto de Renda é de cunho social, cujo a ideia é que a parte da população que possui rendimentos maior tenha também a sua contribuição maior, com a intenção de gerar dinheiro para que se tenha melhorias na qualidade de vida da população no geral.
Esse imposto é tão importante, que desde 1979 é uma das maiores fontes de renda que o governo federal possui, um exemplo para que se possa visualizar, em 2021 o governo federal arrecadou R$ 1,878 trilhão, alcançando 17,36% acima do que havia sido arrecado de Imposto de Renda no ano anterior.
Qual a necessidade de declarar Imposto de Renda, e como é feita a destinação desse dinheiro?
Conforme afirma os dados do Ministério da Fazenda, uma parte dos impostos que são arrecadados tem sua destinação para a educação, saúde, alguns programas de transferência de renda, segurança e também serviços públicos que são fornecidos para a população, outra fração da grana é distribuída para programas que geram empregos, que promovem a inclusão social, que são a reforma agrária, construção de habitação popular, saneamento e para as áreas que se encontram degradadas sejam reurbanizadas.
Tem também uma cota parte que é destinada para ser investido em infraestrutura, em segurança pública, cultura, esporte, estímulo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, defesa do meio ambiente, sempre será aplicado em melhorias por todo o país.
Como declarar meu Imposto de Renda?
A declaração tem sempre o calendário anual noticiados em todos os veículos de comunicação, sites e afins, mas geralmente é feita no início de março até o final de abril, todos os anos é liberado o programa da Declaração do Imposto de Renda, pela Receita Federal.
Para que os contribuintes não tenham nenhum tipo de dificuldade ou dúvida, é possível fazer o download do Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF ANO) que pode ser encontrado no site da Receita Federal, geralmente fica disponível no site no começo de março, podendo o contribuinte se optar por fazer sua declaração pelo celular, tablets, também tem disponibilizado para download o aplicativo Meu Imposto de Renda, para google play e App Store.
Quem possui certificado digital, conseguira acessar o centro virtual de atendimento e-CAC no site da receita federal, e já encontrará uma declaração que estará pré-preenchida, sendo necessário apenas confirmar e validar as informações.
É sempre importante fazer a conferência para saber se é ou não obrigado a informar o número do recibo da declaração do ano anterior, o contribuinte que estiver essa exigência dispensada, é se a soma de seus rendimentos e seus dependentes, e que estão sujeitos a ajustes anuais, for inferior a R$200 mil.
No próprio programa você encontra suporte, pois fornecem as instruções necessárias para o preenchimento dos dados, que estão presente no menu, basta ir em “Ajuda’’ ou acionar a tecla “F1’’ no campo em que deseja sanar alguma dúvida, devendo o contribuinte selecionar na tela de entrada, ir em nova declaração, logo em preenchimento e já transmitidas.
Em seguida, é só preencher os quadros com as informações que forem solicitadas, após submetido o documento, é importante fazer o acompanhamento o status de declaração, e caso haja alguma pendência, é necessário que haja uma regularização para que não se tenha o risco de cair na malha fina.